Abril 15, 2025

Algodão perde espaço para milho na safra americana

Menor área de algodão em quase 10 anos nos EUA

Menor área de algodão em quase 10 anos nos EUA

Fonte: AGROLINK – Algodão perde espaço para milho na safra americana

O plantio de algodão da safra 2025/2026 nos Estados Unidos começou com ritmo inferior ao registrado nos últimos anos, conforme aponta a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (14). Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o último domingo (13), 5% da área estimada para a cultura havia sido semeada, o que representa avanço de um ponto percentual em relação à semana anterior.

Esse percentual, no entanto, está três pontos percentuais abaixo do mesmo período da safra passada e da média dos últimos cinco anos. A expectativa do USDA é de que a área total cultivada com algodão nesta safra seja de 3,99 milhões de hectares, o que representa uma redução de 11,76% em comparação com a safra 2024/2025. Se confirmada, será a menor área destinada ao algodão desde a temporada 2016/2017.

De acordo com o USDA, o principal motivo para a redução é a maior atratividade econômica de outras culturas. “A rentabilidade mais favorável do milho frente ao algodão tem incentivado os produtores a optarem pela troca de cultivo”, destaca o relatório.

Além da questão econômica, as condições climáticas também têm limitado a expansão da área. A seca, que já afetou colheitas anteriores, segue como fator de risco. O monitoramento do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) indica expectativa de seca persistente no mês de abril, especialmente no Oeste do país, principal região produtora de algodão. Segundo o Imea, esse cenário, se confirmado, pode comprometer o ritmo do plantio e o desenvolvimento das lavouras.