Maio 7, 2025

ALGODÃO – resumo de notícias

Um cenário sendo atualizado para a principal matéria prima do setor têxtil.

Um cenário sendo atualizado para a principal matéria prima do setor têxtil. – 07 de maio 2025

Algodão/Cepea: Oferta limitada e bom ritmo das exportações mantêm preços da pluma em alta

Os preços do algodão em pluma seguem avançando no Brasil. De acordo com pesquisadores do Cepea, o suporte aos valores vem da posição firme de vendedores, da oferta limitada da temporada 2023/24 e do bom ritmo de escoamento externo da fibra. Levantamento do Cepea mostra que, em abril, o Indicador CEPEA/ESALQ do algodão em pluma, com pagamento em 8 dias, acumulou aumento de 4,04%. Trata-se do terceiro mês consecutivo de alta, e a variação foi a mais expressiva desde fevereiro/24, quando a elevação foi de 9,46%. Nesse cenário, o preço nacional da pluma está operando acima da paridade de exportação e a vantagem vem se ampliando neste começo de maio.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/399770-producao-de-cafe-apresenta-recuperacao-de-2-7-em-2025-estimada-em-55-7-milhoes-de-sacas.html

Safra Norte-Americana

A semeadura nos EUA atingiu 21,00% dos 3,99 mi de ha estimados, avanço semanal de 6,00 p.p., de acordo com o USDA. Dessa forma, o plantio no país está 2,00 p.p. atrás da safra passada, mas 1,00 p.p. acima da média dos últimos cinco anos. Com relação ao estado de maior área, o Texas já conta com 25,00% de sua área estimada semeada. Assim, as atenções já começam a se voltar para as condições climáticas no país, uma vez que o volume de chuvas, principalmente no estado do Texas, tem permitido que as condições das lavouras possam entregar um bom potencial produtivo. Ainda, os dados do NOAA indicam que a previsão para as próximas semanas é de volume elevado de chuvas em algumas regiões. Por fim, caso esse cenário não comprometa o ritmo da semeadura, é esperado uma boa produção nos EUA, o que poderá aumentar a expectativa de oferta mundial de pluma.

Fonte: https://imea.com.br/imea-site/arquivo-externo?categoria=relatorio-de-mercado&arquivo=bs-algodao&numeropublicacao=771&_gl=1*hzgqx3*_ga*MTM2MzMyNTc5My4xNzM4MjAwMjAw*_ga_243H7NMKPD*czE3NDY2Njc1OTIkbzE4JGcxJHQxNzQ2NjY3NjAxJGo1MSRsMCRoMA..

Expectativa de produtividade para a safra 2024/25 do algodão aumenta em Mato Grosso

Com o fim do beneficiamento do algodão da safra 23/24 em MT, foi possível consolidar a produção de pluma do ciclo, a qual ficou em 2,60 milhões de t. Dessa forma, o volume é 2,03% inferior ao da estimativa passada, devido ao menor rendimento para o ciclo, porém, a produção ainda é 11,91% superior ao da safra 22/23. Já com relação à safra 24/25, a estimativa, de mai/25, de área permaneceu em 1,51 milhão de ha, elevação de 2,97% em relação à safra 23/24. No entanto, a produtividade esperada
apresentou aumento de 1,72% em relação à projeção passada, ficando em 289,15 @/ha, pautado pelas condições climáticas favoráveis no estado, o que permitiu o bom desenvolvimento das lavouras mesmo com 46,52% da área sendo semeada fora da janela considerada ideal. Por fim, diante do aumento na expectativa de produtividade, a produção de algodão em caroço ficou projetada em 6,53 milhão de toneladas, aumento de 2,07% no comparativo anual.

Fonte: https://imea.com.br/imea-site/arquivo-externo?categoria=relatorio-de-mercado&arquivo=bs-algodao&numeropublicacao=771&_gl=1*hzgqx3*_ga*MTM2MzMyNTc5My4xNzM4MjAwMjAw*_ga_243H7NMKPD*czE3NDY2Njc1OTIkbzE4JGcxJHQxNzQ2NjY3NjAxJGo1MSRsMCRoMA..

Clima favorece algodão em Mato Grosso, mas umidade preocupa para maio

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira (28) sua análise semanal, apontando que 51,14% das lavouras de algodão no estado estão na fase de pendoamento e 9,46% se encontram em florescimento. Segundo o instituto, as condições climáticas desde o início do plantio têm sido favoráveis ao desenvolvimento da cultura no estado.

O Imea alertou que a ocorrência de chuvas volumosas durante a fase atual pode prejudicar as práticas culturais e afetar a qualidade dos capulhos do baixeiro, principalmente nas áreas da primeira safra, semeadas mais cedo. Segundo previsões do NOAA, há expectativa de precipitações acima da média até 7 de maio em parte das regiões Norte, Nordeste e Médio-Norte do estado.

“O excesso de umidade nesta fase pode comprometer o rendimento final do ciclo, caso o cenário se prolongue”, informou o instituto.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/cultura/algodao/clima-favorece-algodao-em-mato-grosso–mas-umidade-preocupa-para-maio_501623.html

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp