As mudanças econômicas e econômicas na Ásia-Pacífico estão impactando o desenvolvimento do setor de varejo da região…
Fonte: Euromonitor International – Ásia-Pacífico: o novo centro de gravidade do varejo | Relatório de Pesquisa de Mercado | Euromonitor
Graças a uma classe média em ascensão, à rápida urbanização e a um aumento impressionante na conectividade com a Internet, o centro de gravidade do setor de varejo global está se deslocando cada vez mais para a região da Ásia-Pacífico.
Principais conclusões
A região da Ásia-Pacífico é agora o nexo do setor de varejo global
Graças a uma classe média em ascensão, uma mudança para a vida urbana e o aumento da digitalização, a Ásia-Pacífico continua sendo a maior região do mundo em termos de vendas no varejo – e sua participação nas vendas continua a se expandir rapidamente. Com a Ásia-Pacífico também servindo como laboratório mundial de inovação no varejo, a importância central da região para varejistas e marcas agora é incontestável.
A importância do Leste Asiático para o varejo global é inegável, mas enfrenta novos desafios
Enquanto o Leste Asiático – que engloba China, Japão e Coreia do Sul – continua a ficar mais rico, mais urbano e mais conectado, sua população envelhecida está criando novos desafios para os varejistas locais. Apesar disso, a importância do Leste Asiático para o varejo global é irrefutável, graças ao enorme mercado chinês e seu status como fonte da maioria das inovações de comércio eletrônico móvel.
A Índia, o gigante adormecido do setor de varejo da Ásia-Pacífico, está começando a despertar
Apesar de sua enorme população, o sul da Ásia historicamente está abaixo de seu peso no varejo global. Na Índia, o país mais populoso do mundo e o mercado de varejo mais dinâmico do sul da Ásia, uma classe média em rápido crescimento, uma enorme população de consumidores jovens e uma economia vibrante estão finalmente começando a liberar seu verdadeiro potencial.
O mundo deve prestar atenção à Indonésia, Vietnã e outros mercados de varejo dinâmicos do Sudeste Asiático
O Sudeste Asiático – que engloba Indonésia, Vietnã e Filipinas, entre outros mercados – é agora a região mais dinâmica em todo o varejo global. A rápida urbanização, uma classe média em expansão e um boom de comércio eletrônico sem precedentes – apoiado pelo caso de amor do Sudeste Asiático com a transmissão ao vivo – estão impulsionando um crescimento notável nas vendas no varejo em toda a região.
O vibrante setor de comércio eletrônico da Ásia-Pacífico continuará a ser a chave para o crescimento global das vendas no varejo
Impulsionada por mudanças demográficas favoráveis, a importância da Ásia-Pacífico para o varejo global continuará a crescer graças à transformação digital do setor de varejo da região. Embora a China não corra o risco de perder seu título de campeã de varejo da Ásia, a Índia e as grandes economias do Sudeste Asiático estão prontas para continuar sendo os mercados de varejo de crescimento mais rápido na região.