A Índia provavelmente verá o volume de exportações aumentar em US$ 400 milhões por mês.
Fonte: Business Standard – https://www.business-standard.com/economy/news/bangladesh-crisis-may-boost-india-s-textile-exports-by-400-million-monthly-124080501182_1.html
Com a intensificação da crise em Bangladesh, o setor têxtil, que contribui com uma grande parte de suas exportações, provavelmente será vítima da turbulência, com compradores internacionais mudando seu foco para mercados alternativos como a Índia.
Especialistas da indústria afirmam que o ganho da Índia será um incremento nos negócios de US$ 300-400 milhões por mês, se 10 a 11% das exportações do país vizinho, forem desviadas para centros indianos como Tiruppur.
“Esperamos que os pedidos comecem a chegar a Tiruppur, e neste ano fiscal, eles devem ser pelo menos 10% maiores do que no ano passado,” disse K M Subramanian, presidente da Associação de Exportadores de Tiruppur.
A exportação mensal de vestuário de Bangladesh é de US$ 3,5 a 3,8 bilhões, com uma participação de dois dígitos altos na União Europeia e no Reino Unido, e uma participação de mercado de 10% nos Estados Unidos.

“É lamentável e, se a atual interrupção durar muito, porque afetará a confiança dos compradores. Inicialmente, os compradores provavelmente transferirão alguns pedidos para a Índia e outros países. Temos a capacidade de lidar com pedidos adicionais de US$ 300 a 400 milhões imediatamente,” disse Prabhu Damodaran, secretário da Federação de Texpreneurs da Índia, uma entidade da indústria. A Índia está exportando atualmente, entre US$ 1,3 a 1,5 bilhões por mês.
A crise ocorre em um momento em que se esperava que Bangladesh ultrapassasse os US$ 50 bilhões em exportações anuais em 2024, em comparação com cerca de US$ 47 bilhões em 2023.
Além disso, unidades de fabricação de propriedade de indianos em Bangladesh, provavelmente também mudarão sua base para a Índia. De acordo com o analista de políticas comerciais S Chandrasekaran, cerca de 25% das unidades em Bangladesh são de propriedade de indianos. Elas incluem empresas como Shahi Exports, House of Pearl Fashions, Jay Jay Mills, TCNS, Gokaldas Images e Ambattur Clothing.
“As exportações estão paradas, e há uma interrupção na cadeia de suprimentos para a próxima temporada de Natal. A Índia tem uma vantagem aqui porque os pedidos serão remanejados “, acrescentou Chandrasekaran. “A queda repentina nos volumes globais pode ser compensada por um aumento nas exportações indianas.”