Relatório USDA de 11 de abril 2024 –
By Jim Steadman
Fonte: https://www.cottongrower.com/market-analysis/cotton-highlights-from-april-2024-wasde-report/
Destaques do Algodão do Relatório WASDE de Abril de 2024:
O USDA divulgou seu relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial (WASDE) de abril de 2024, trazendo atualizações importantes para o mercado de algodão. As projeções de oferta e demanda de algodão dos EUA para o ano comercial 2023/24 permanecem inalteradas este mês, com as reservas finais previstas em 2,5 milhões de fardos, ou 18% do total do consumo. O preço médio recebido pelos produtores de algodão upland é projetado para ser, em média, 76 centavos por libra, representando uma diminuição de 1 centavo em relação ao mês anterior.
A nível global, as estimativas de oferta e demanda para 2023/24 indicam um aumento no comércio e uma redução nos estoques finais comparado ao mês passado, enquanto a produção e o consumo mundiais permanecem praticamente inalterados. O comércio mundial de algodão para 2023/24 é projetado em 700.000 fardos a mais este mês, alcançando quase 44 milhões de fardos. Esse aumento deve-se principalmente a um crescimento de 1,3 milhão de fardos nas importações da China, que é apenas parcialmente compensado por reduções nas importações do Paquistão e da Indonésia. Adicionalmente, as exportações do Brasil, Austrália e Turquia estão projetadas para aumentar.
Os estoques finais globais para 2023/24 são projetados com uma redução de quase 300.000 fardos este mês. Esta diminuição é atribuída principalmente aos estoques menores na África Ocidental, Austrália e Brasil, que mais do que compensam os maiores suprimentos na China. Essas atualizações refletem as dinâmicas em constante mudança do mercado global de algodão, influenciadas por fatores como política comercial, condições climáticas e padrões de consumo.