As exportações para a Índia de fevereiro a abril saltaram para 155.260 fardos, ante 25.901 enviados no mesmo período do ano anterior.
Fonte: Notícias Agrícolas – Exportações de algodão dos EUA para a Índia aumentam com preços mais baixos… – Notícias Agrícolas
16 de abril (Reuters) – As exportações de algodão herbáceo dos EUA para a Índia aumentaram nos últimos meses, impulsionadas por conflitos tarifários globais, queda nos preços americanos e aumento da demanda no país do sul da Ásia, disseram especialistas do setor.
As exportações para a Índia de fevereiro a abril saltaram para 155.260 fardos, ante 25.901 enviados no mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). As exportações atingiram o maior nível em mais de dois anos e meio na semana de 20 de fevereiro.
O aumento ocorre em um momento em que as tensões comerciais entre Washington e Pequim se intensificam, reduzindo as exportações de algodão dos EUA para a China. A China imporá tarifas de 125% sobre produtos americanos, acima dos 84% anunciados anteriormente, informou o Ministério das Finanças na sexta-feira.
Com essas tarifas e uma queda na demanda da China, o algodão herbáceo cultivado no Texas e outras regiões agora está encontrando um mercado na Índia, de acordo com Ajay Kedia, diretor da Kedia Advisors.
Ao mesmo tempo, espera-se que as exportações para a China diminuam, disse Justin Cardwell, chefe de pesquisa e tecnologia da Alternative Option.
A Índia é o segundo maior produtor mundial de algodão, depois da China, e um dos maiores processadores e exportadores de fios de algodão do mundo. No entanto, a queda na produtividade recentemente transformou o país de exportador líquido em importador líquido da fibra.
A Índia importa principalmente algodão de fibra extra longa (ELS) dos EUA, beneficiando-se de uma isenção de impostos de 10%, diferentemente do algodão de fibra curta, que tem um imposto de importação de 11%.
“O algodão ELS dos EUA continua sendo econômico para muitos compradores indianos devido à sua maior eficiência de descaroçamento, melhor rendimento de fibra e qualidade superior da fibra”, disse Kedia.
A Associação de Algodão da Índia (CAI) reduziu este ano sua estimativa de produção de algodão em 250.000 fardos para 30,1 milhões de fardos, marcando uma queda de 7,84% em relação à temporada 2023-24.
Os contratos futuros de algodão da ICE caíram quase 5% até agora neste ano.
A Índia pode ter um déficit de algodão de 2,5 milhões de fardos este ano, uma lacuna que pode ser superada com o aumento das importações, disse YG Prasad, diretor do Instituto Central de Pesquisa do Algodão.
As importações de algodão da Índia em 2024/25 devem dobrar devido à queda na produção, de acordo com o CAI. A Índia também importa algodão da Austrália, Brasil e Egito.
Reportagem de Noel John em Bengaluru Edição de Marguerita Choy
Fonte: Reuters