As exportações têxteis e de vestuário da China atingiram 45,1 bilhões de dólares nos primeiros dois meses de 2024
Fonte: Textile Today – https://www.textiletoday.com.bd/chinas-textile-and-garment-exports-see-14-3-jump-in-jan-feb
As exportações têxteis e de vestuário da China atingiram 45,1 bilhões de dólares nos primeiros dois meses de 2024, um aumento de 14,3% ano a ano. A taxa de crescimento aumentou 32,8% em relação ao mesmo período de 2023, ultrapassando a taxa de crescimento das exportações do comércio total de bens em 7,2%, de acordo com dados recentes da Administração Geral das Alfândegas.
Dentre eles, as exportações de vestuário totalizaram 23,38 bilhões de dólares americanos, crescendo 13,1% ano após ano, e as exportações têxteis totalizaram 21,71 bilhões de dólares americanos, crescendo 15,5% ano após ano.
Em comparação com o mesmo período histórico, o valor acumulado de exportação de 45,1 bilhões de dólares americanos permanece comparativamente alto, mesmo após contabilizar o período completo de feriado do Festival da Primavera em fevereiro.
É digno de nota que há algumas razões por trás desse incrível crescimento dos têxteis e vestuários da China:
- A maioria dos preços de matérias-primas têxteis aumentou ligeiramente em comparação com o mesmo período do ano passado, contribuindo para o aumento do valor das exportações em certa medida.
- As encomendas de mercado têm mostrado sinais de recuperação desde o início do ano, conforme relatado por algumas empresas.
- Os dados de exportação de têxteis e vestuário nos dois primeiros meses de cada ano são muito influenciados por fatores como estações e feriados, levando a flutuações significativas.
No entanto, o comércio exterior da indústria têxtil ainda está sob pressão, pois as encomendas de exportação ainda insuficientes, continuam sendo a principal dificuldade enfrentada pelas empresas têxteis. Para isso, as indústrias precisam aproveitar bem o momento de política dos esforços da China para estabilizar o comércio exterior, otimizar ativamente a estrutura do produto exportado e a estrutura de mercado, melhorar os modelos de negociação e se esforçar para incrementar e promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior da indústria.